quinta-feira, 25 de junho de 2015

Aula de literatura

A expressão empurrar com a barriga significa enrolar, postergar, adiar. Há vinte anos não era mais possível fazê-lo. O Fluminense iria completar uma década sem conquistas. Era urgente por um fim nisso.

Então, Renato Gaúcho resolveu desafiar a lógica. No Maracanã lotado, aos 42 minutos da etapa final, ele paradoxalmente empurrou com a barriga e parou de empurrar com a barriga. De uma maneira que um imortal da Academia Brasileira de Letras jamais conseguiria fazer, subverteu completamente o significado da expressão.

Se o paradoxo é uma figura de linguagem em que a conotação extrapola o senso comum e a lógica. Se no paradoxo proposições falsas, à luz do senso comum, tornam-se verdade poéticas, o gol de barriga deveria ser ensinado em todas as escolas nas aulas de literatura. E Renato Gaúcho deveria ser alçado à condição de grande poeta de nossa língua. Um poeta que escreveu uma de suas maiores poesias sem palavras. 

Deleitem-se com a poesia.










terça-feira, 23 de junho de 2015

Indústria em desvantagem

Por conta do lançamento do livro Indústria e Desenvolvimento Produtivo do Brasil gravei um vídeo de doze minutos para o Instituto Millenium.
 
Do vídeo é possível concluir - e isso todo mundo já sabia - que eu falo muito rápido e que minha dicção piorou muito depois que eu comecei a usar aparelho. Fora isso, achei que o vídeo resume e concatena bem o que eu penso sobre política industrial e o futuro do setor no Brasil. Sou suspeito para falar, mas acho que ficou bastante legal.

Acesse o link no próprio site do Instituto Millenium (Indústria em desvantagem) ou veja o vídeo direto do YouTube.



Nojento, tchan!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Blog do IBRE

O IBRE ficou mais moderninho e agora também está na blogosfera. Está no ar o Libre Pensar (eu sei, o trocadilho funciona melhor em espanhol). Trata-se de um blog no qual os economistas do IBRE - e também alguns convidados - escrevem artigos curtos sobre os mais variados temas. Não por acaso, já foi devidamente incluído na lista de sugestões da casa, na barra lateral à direita.
Não deixem de visitar.

Começamos com força total, com várias postagens publicadas. A minha primeira postagem já está lá.  

A Galinha dos Ovos de Ouro

A política industrial brasileira associada ao setor de petróleo e gás (P&G), em particular a política de conteúdo local, tem funcionado? A resposta depende de qual é a métrica de sucesso utilizada. Sim, ela tem sido bem sucedida em gerar empregos em determinados setores. Sim, ela revitalizou a indústria naval brasileira. No entanto, cabe outra pergunta. Esses benefícios são sustentáveis? Compensam os custos? Infelizmente a resposta é negativa nos dois casos.

Leia mais aqui.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Petrobras y yo

Mais um artigo sobre a Petrobras. Dessa vez na revista Tópicos Petroguía, da Venezuela. O artigo saiu por agora, mas foi escrito em outubro do ano passado, então não contempla os acontecimentos mais recentes.
Clique para ampliar

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ainda sobre o livro: Agora em São Paulo

Para o pessoal de São Paulo: o lançamento do livro Indústria e Desenvolvimento Produtivo no Brasil será no dia 09/06, terça-feira, às 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Clique para ampliar