segunda-feira, 27 de abril de 2015

中国企业投资巴西石油市场的机遇与挑战

Reportagem de agência de notícias chinesa sobre o mercado brasileiro de petróleo e oportunidades para empresas da China. Juro para vocês que as aspas são minhas mesmo.

中国企业投资巴西石油市场的机遇与挑战

domingo, 12 de abril de 2015

Wild West End

Dire Straits foi provavelmente a minha banda preferida quando eu era (mais) jovem. Na adolescência eu tinha um vinil do álbum Money for Nothing que quase furou de tanto que eu escutei. Eram outros tempos e eu não tinha acesso a outros álbuns da banda, a não ser Brothers in Arms. Basicamente eu conhecia o repertório mais recente e pop deles, salvo algumas canções mais antigas do Money for Nothing. No entanto, sempre tive a sensação de que, do alto da minha ignorância, eu estava perdendo muita coisa.

Alguns anos mais tarde, já na faculdade, o primeiro dinheiro que ganhei como monitor de Cálculo II foi usado para comprar toda a discografia da banda. Escutei tudo de uma vez só, na ordem cronológica. E eu tinha razão quanto as minhas suspeitas. Os primeiros álbuns eram muito melhores do que o Brothers in Arms. E eu, que sempre havia achado que Your Latest Trick e Why Worry eram músicas chatas e melosas ao extremo, pude conhecer um lado do Dire Straits que até hoje me encanta. São essas músicas que eu ainda escuto.



Uma das minhas músicas preferidas é Wild West End. É curioso que um rapaz latino-americano e vindo do interior se identifique com uma canção que retrata o cotidiano de um jovem pelas ruas de Londres. É incrível como um relato absolutamente pessoal pode, ao mesmo tempo, ser universal. Por muitas vezes cantarolei essa música enquanto caminhava em Miguel Pereira pela Avenida César Lattes. Imagino que cada um de nós tenha sua Shaftesbury Avenue.




Recentemente pude visitar Londres pela primeira vez. E, como ando meio saudoso nos últimos tempos (deve ser a idade), me senti novamente com dezenove anos (como o personagem da música) ao visitar e caminhar pela verdadeira Shaftesbury Avenue, ver os teatros e cinemas, passear por Chinatown. Infelizmente não pude tomar um café no Angellucci's, nem comer algo no Barocco Bar, eles não existem mais. Mas, apesar do frio e da chuva, pude me sentir no paraíso, muito bem acompanhado por minha garota de sorriso fácil, caminhando pelas ruas (metaforicamente) selvagens do bairro West End.




Para quem não conhece e ficou curioso, seguem duas versões da música e, de lambuja, o show inteiro do qual a versão ao vivo foi retirada.

Wild West End - Versão de estúdio


Wild West End - Versão ao vivo no programa Rockpalast em 1979


Show ao vivo no programa Rockpalast em 1979

segunda-feira, 6 de abril de 2015