terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lançamento de Livro

Apenas lembrando que amanhã é o lançamento do livro Desenvolvimento Econômico: Uma Perspectiva Brasileira. O livro ficou ótimo, recomendo fortemente a leitura. Para quem ficou curioso, segue um resumo do capítulo escrito por mim (Experiências Comparadas de Política Industrial no Pós-Guerra: Lições para o Brasil). Aguardo todos lá.



Existe uma extensa literatura discutindo qual a principal causa do crescimento dos países do Leste Asiático. As conclusões vão desde que a política industrial prejudicou o crescimento, passando pela sua neutralidade ou pouca relevância, até que elas foram preponderantes para o desenvolvimento desses países. Foge ao escopo desse capítulo confirmar ou refutar alguma dessas conclusões. No entanto, é possível tirar algumas lições para o caso brasileiro. 

Primeiramente, fica claro que políticas industriais são justificadas na presença de falhas de mercado (usualmente externalidades). Em boa parte dos casos, as intervenções de governo mais adequadas para corrigir as externalidades são políticas industriais leves, que contemplam intervenções de mercado voltadas para determinadas atividades (subsídio para P&D é o caso mais emblemático) ou provisão de bens públicos para determinados setores. Políticas industriais pesadas, ou seja, que distorcem o preço relativo de determinados setores, devem ser usadas com moderação e precisam ter mecanismos adequados de incentivo e punição. 

Ademais, a comparação da experiência de diversos países permite concluir que política industrial não é condição suficiente para garantir convergência para o nível de renda dos países mais ricos. Pelos mais diversos motivos, praticamente todos os países do mundo fizeram algum tipo de política industrial. Alguns conseguiram crescer de forma sustentada e hoje são países desenvolvidos, mas a maioria deles não alcançou os resultados almejados, inclusive o Brasil. 

Nesse sentido, a diferença entre sucesso e fracasso está no modo como são construídos os incentivos para as empresas e setores contemplados pela política industrial. Proteção excessiva por tempo indeterminado, ausência de metas e regras de saída, barreiras para importação de insumos e adoção de novas tecnologias – características típicas da experiência brasileira – parecem ser a receita certa para o fracasso. Japão e Coreia do Sul, ao evitar esses erros, conseguiram mudar a estrutura de sua economia e crescer de forma sustentada. A China parece seguir o mesmo caminho. 

Além disso, conclui-se que certas políticas horizontais são condições necessárias para que sejam alcançados níveis mais altos de renda. De fato, não se conhece país que tenha obtido sucesso sem, por exemplo, provisão satisfatória de infraestrutura, investimentos significativos em capital humano e ambiente macroeconômico adequado. 

Em resumo, o sucesso dos países do Leste Asiático é uma combinação de políticas horizontais (investimentos em educação, infraestrutura e inovação, entre outros), políticas industriais leves (investimento na formação de engenheiros, por exemplo) e políticas industriais pesadas bem desenhadas (proteção e crédito direcionados para determinados setores, por exemplo, mas com redução gradual do apoio e exposição dos setores à competição internacional).

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sobre Amigos e Figuras de Linguagem

Segundo a Wikipédia "o paradoxo é uma figura de linguagem que ocorre quando a conotação extrapola o senso comum e a lógica. As expressões assim formuladas tornam-se proposições falsas, à luz do senso comum, mas que podem encerrar verdades do ponto de vista psicológico/poético. Simplificando, é uma afirmação ou opinião que à primeira vista parece ser contraditória, mas na realidade expressa uma verdade possível".

Exemplo:

Ninguém na foto abaixo vale R$ 1,00. Paradoxalmente, trata-se de um dos tesouros mais valiosos que consegui amealhar ao longo de todos esses anos. Amigos são uma das poucas coisas que gosto de colecionar. Pessoas como essas e momentos como esses me fazem ter certeza de que, no final das contas, a vida realmente vale a pena.
 
A manifestação de um paradoxo em pleno Carnaval de Olinda

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Para Depois do Carnaval

Seguindo com a programação de eventos para depois do Carnaval, no dia 28/02/2013 será o lançamento no Rio de Janeiro do livro O Futuro da Indústria no Brasil: Desindustrialização em Debate, organizado por Edmar Bacha e Monica de Bolle. Será na Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 19 horas. Como escrevi um dos capítulos (em coautoria com Luiz Guilherme Schymura, também conhecido como meu chefe), também estarei lá. E não esqueçam que no mesmo lugar, só que no dia 27/02/2013, será o lançamento do livro Desenvolvimento Econômico: Uma Perspectiva Brasileira. Estão todos convidados.


Clique na figura para ampliá-la

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Outro Artigo Aceito para Publicação

Esta semana está mesmo agitada. Mais um artigo aceito para publicação. Desta vez foi o artigo A Difusão da Telefonia Fixa nos Domicílios Brasileiros.


Enviado por: Revista EconomiA
E-mail: revista@anpec.org.br
Mensagem:
 

Prezado Mauricio Canêdo Pinheiro,

Tenho a grata satisfação de informar que seu artigo foi aceito para publicação na revista EconomiA. A previsão de publicação é para 2013 ainda. Envie-nos a versão aceita, para disponibilizarmos no site da ANPEC em formato original.

Atenciosamente,

Joaquim Pinto de Andrade
Editor Coordenador
Revista EconomiA
ANPEC

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Programa para Depois do Carnaval

Dia 27/02/2013 às 19 horas será o lançamento do livro Desenvolvimento Econômico: Uma Perspectiva Brasileira. Além dos organizadores, boa parte dos autores dos capítulos (eu, inclusive) também estará por lá. Então, quem quiser um exemplar autografado do livro (somente o autógrafo é de graça, tem que comprar um exemplar), ou apenas filar os salgadinhos e as bebidas, apareça na Livraria Travessa do Shopping Leblon.

É no dia 27/02/2013 (e não de 2012 como aparece no convite)!

Participação no Jornal da Globo

Para felicidade da minha mãe e da assessoria de imprensa do IBRE, emplaquei uma participação no Jornal da Globo. Para quem não viu, segue o link abaixo.

Petrobras apresenta pior lucro nos últimos oito anos

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Artigo no Estadão

Hoje o jornal O Estado de São Paulo publicou um artigo escrito por mim. Recomendado para quem quiser se ilustrar sobre política industrial e o papel do BNDES no desenvolvimento brasileiro.

É preciso discutir o papel do BNDES