quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de Abril: Dia do Goleiro

Para quem não sabe, hoje é comemorado o dia do goleiro. Parabéns para nós. 

Um oferecimento de Diego Cavalieri
Comemorações do dia do goleiro. Nem todo mundo participou

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Em Busca da Competitividade da Indústria

Com um pouco de atraso segue abaixo meu artigo publicado na edição de 04/04/2012 do jornal O Globo. Para compensar eu coloquei a versão sem cortes, um pouco diferente da que saiu no jornal.

Em Busca da Competitividade da Indústria

Foi anunciado mais um pacote de incentivos para incrementar a competitividade da indústria brasileira. Sem ser exaustivo, o pacote inclui regimes especiais para determinados setores, desonerações da folha de pagamento (também restrita a alguns setores), fomento à exportação, uso de poder de compra do governo para estímulo da produção doméstica (novamente, somente para determinados setores) e um novo aumento do funding do BNDES. A maior parte dessas medidas aponta na direção correta, mas a grande questão é: elas realmente atacam os grandes gargalos de competitividade da indústria brasileira?

Para responder a esta pergunta, mostra-se útil analisar o desempenho brasileiro no Global Competitive Index (GCI), índice de competitividade calculado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial. Trata-se de uma de uma média ponderada de três componentes: (i) requisitos básicos para competitividade (saúde e educação primária, instituições, infra-estrutura e ambiente macroeconômico); (ii) promotores da eficiência (eficiência no mercado de trabalho e financeiro, educação superior e treinamento de mão-de-obra, entre outros); (iii) fatores associados à inovação e sofisticação dos negócios. Para os países pobres os fatores mais importantes para garantir competitividade são os requisitos básicos. Por sua vez, para os países de renda intermediária (como o Brasil), os fatores associados à eficiência são mais relevantes. Por fim, para países desenvolvidos os componentes ligados inovação e sofisticação aumentam de importância.

Na última edição do GCI o Brasil ficou em 53º lugar (de um total de 142 países), atrás da China e de diversos países da América Latina. Mas o que mais chama atenção é que, apesar de estar relativamente bem colocado em quesitos como tamanho do mercado interno (10º), sofisticação do ambiente de negócios (31º), eficiência do mercado financeiro (40º), inovação (44º) e adoção de tecnologia (47º), o desempenho do Brasil nos requisitos básicos é desalentadora. Alguns exemplos são qualidade da infra-estrutura (104º), ambiente macroeconômico (115º), qualidade do sistema educacional (115º) e eficiência do mercado de trabalho (121º). Somos um país de renda intermediária – que almeja se tornar desenvolvido – com requisitos básicos de competitividade de país pobre.

Sendo assim, está claro que, embora haja espaço para medidas setoriais de estímulo à competitividade como as anunciadas, os grandes gargalos que afetam a indústria brasileira somente serão removidos com medidas horizontais, que atinjam todos os setores de forma abrangente. Na verdade, nenhum país conseguiu se tornar desenvolvido sem garantir, entre outras pré-condições, provisão satisfatória de infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e ambiente macroeconômico adequado. Mesmo países apontados como exemplo de política industrial bem sucedida (Coréia do Sul é um caso) não se descuidaram desses pontos. A China também parece estar seguindo nesta direção. Trilhemos o mesmo caminho.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Quem sabe faz ao vivo

Hoje foi minha estréia em um programa ao vivo na televisão. Participei do jornal Conta Corrente, do canal Globonews. Fui falar sobre o pacote de incentivo à indústria anunciado hoje pelo governo.

Fiquei um pouco nervoso (na verdade, menos do que eu imaginei), mas acho que fui bem. Pena que o Paulo Skaf (o outro convidado do programa) fala muito e acabei tendo menos tempo do que gostaria. Clique aqui para ver um trecho do programa.

Percebam o olhar de galã de novela mexicana (uma das minhas especialidades)

Atualização: Consegui o vídeo completo.